Direcção Cientifica

Mentores da Fiocruz visitam laboratórios da UEM para fortalecer actividades de gestão de infraestruturas de investigação na UEM

No âmbito das actividades do projecto SARIMA da Direcção Científica, designadamente Gestão de Infraestrutura de Investigação que visa o fortalecimento das actividades de gestão de infraestruturas de investigação, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) recebeu, entre os dias 4 e 5 de Novembro de 2025, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Brasil, representadas por Profa. Cássia Pereira e Prof. Wim Degrave, ambos mentores da referida área de intervenção.

Sob coordenação da Direcção Científica, os mentores visitaram seis laboratórios inseridos no projecto piloto de gestão e partilha dos laboratórios da UEM, nomeadamente os laboratórios de Laboratório de Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Engenharia, Laboratório de Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Veterinária, Laboratório de Ecologia Marinha e Aquática e Laboratório Central de Química da Faculdade de Ciências, o Laboratório de Solos da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal e o Laboratório do Centro de Biotecnologia.

A visita visava, essencialmente (1) avaliar as condições dos laboratórios inseridos no projecto piloto de gestão e partilha dos laboratórios da UEM; (2) identificar oportunidades de colaboração científica entre as unidades académicas; e (3) colher dados práticos para a melhoria do Guião de Gestão e Partilha dos Laboratórios da UEM, um dos objectivos da actividade, além do aumento do número de partilha entre as unidades.

Durante o primeiro dia, a equipa visitou os laboratórios da Faculdade de Engenharia, de Veterinária e do Centro de Biotecnologia. Já no segundo dia, as visitas prosseguiram para os laboratórios da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.

Nestes espaços, os mentores observaram o funcionamento técnico dos equipamentos, as boas práticas, as dificuldades enfrentadas pelas equipas de gestão dos laboratórios e as condições para a partilha de recursos e serviços entre unidades académicas.

Reunidos com os Directores-Adjuntos para Investigação e Extensão, investigadores e técnicos, os mentores analisaram as possibilidades de integração e uso conjunto dos equipamentos e destacou o potencial científico e técnico dos laboratórios da UEM e a importância de fortalecer a cooperação institucional para optimizar recursos e impulsionar a produção científica. Igualmente, reforçaram que a experiência brasileira na partilha de infraestruturas pode servir de modelo para a consolidação de um sistema de gestão integrado na UEM.

As informações recolhidas durante as visitas servirão de base para a elaboração de recomendações para estimular e melhorar o uso partilhado das infra-estruturas laboratoriais e para alimentar o plano de implementação do projecto piloto englobando os seis laboratórios referenciados.

Por: Esperança Mazive e Uaite Primeiro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top