A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) marcou presença no Primeiro Seminário Internacional da Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa (BRAMA). Sob o lema Conectando pesquisadores e gestores: a colaboração que impulsiona o sucesso da pesquisa, o evento foi realizado entre os dias 3 e 5 de Novembro de 2025, no Insper, em São Paulo, Brasil. A convite da Southern African Research and Innovation Management Association, parceira da BRAMA no projecto de fortalecimento de capacidades institucionais e de implementação de novas abordagens na gestão da investigação, a UEM foi representada pelo Mestre Uaite Primeiro, Gestor de Investigação afecto ao Departamento de Investigação, Extensão e Desenvolvimento da Direcção Científica e ponto focal do projecto SARIMA ao nível da UEM.
O evento reuniu líderes universitários, professores, gestores de investigação, investigadores e gestores de projectos de várias partes do Brasil e do mundo, num espaço de partilha de experiências e boas práticas sobre gestão de investigação e seu papel no fortalecimento do desenvolvimento académico e científico. Entre outros pontos relevantes, o seminário destacou a Inteligência Artificial (IA) como um instrumento vital, capaz de tornar a gestão da investigação mais flexível, eficiente e alinhada com as demandas contemporâneas. Igualmente, foram discutidos os desafios que muitas instituições enfrentam na inclusão desses instrumentos, especialmente considerando que nem todas dispõem de políticas claras para o uso da IA, o que exige desenvolvimento de normas, capacitação de equipas e estratégias para integração segura e ética dessas tecnologias.
A participação do Mestre Uaite Primeiro enquadrava-se na mesa redonda intitulada “Projecto SARIMA: Construindo o futuro da liderança em gestão de pesquisa em África” que visava colher experiências da UEM na sua relação com a BRAMA enquanto mentora de três áreas de intervenção do projecto, nomeadamente Comunicação da Ciência, Mobilização de Recursos para Investigação e Gestão de Infraestruturas de Investigação. Na sua intervenção, destacou os avanços significativos alcançados no âmbito da parceria, salientando também os aspectos que ainda requerem maior atenção para que os objectivos estabelecidos sejam plenamente atingidos dentro dos prazos previstos: “Temos registado progressos encorajadores nesta colaboração dada a experiência dos mentores e a facilidade de comunicação entre as duas partes. Porém, é fundamental manter o foco em alguns pontos estratégicos para garantir que todas as metas sejam alcançadas de forma sustentável e no tempo previsto”, afirmou o interlocutor.
Na óptica do visado, eventos dessa natureza são essenciais para a comunidade académica, uma vez que as novas abordagens em gestão da investigação, especialmente as associadas a tecnologias emergentes, estão em rápida evolução e exigem actualização constante por parte das instituições de ensino superior. O seminário destacou-se pelo intercâmbio de perspectivas e pelo fomento a redes de colaboração, permitindo uma compreensão mais aprofundada da profissão de gestor de investigação e promovendo oportunidades de networking e parcerias futuras.