No âmbito do projecto Southern African Research and Innovation Management Association (SARIMA), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizou, no dia 1 de Agosto de 2025, mais um encontro para traçar caminhos para a finalização do relatório de boas práticas em gestão de subvenções. A actividade constitui o principal produto da primeira área de intervenção do projecto designada Good Financial Grants Practice.
No encontro, o grupo de trabalho responsável pela actividade deu sequência às discussões sobre a gestão de risco, uma das principais limitações destacadas pela consultora KPMG, entidade responsável pela verificação do preenchimento dos requisitos necessários para a Certificação Ouro, que fortalecerá o sistema de gestão financeira na UEM e elevará o reconhecimento internacional no contexto de busca de financiamento externo para investigação e desenvolvimento institucional.
A discussão evidenciou o compromisso institucional da UEM em implementar práticas alinhadas com padrões internacionais de prevenção e mitigação de risco de vária ordem, assegurando maior transparência, eficiência e confiança junto a potenciais financiadores.
