O Centro Regional de Excelência em Estudos de Engenharia e Tecnologia de Petróleo e Gás (CS-OGET) em parceria com a Western Indian Ocean Marine Science Association (WIOMSA), realizaram, de 28 de Julho a 1 de Agosto de 2025, o curso internacional de curta duração designado“Effective Science Communication for Western Indian Ocean Scientists: Bridging The Gap Between Science and Society”, que teve lugar nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A convite do CS-OGET, o Director Científico da UEM, o Prof. Doutor Emílio Tostão, proferiu o discurso inaugural em representação da UEM.

Na sua intervenção, o dirigente e académico agradeceu os organizadores pelo comprometimento que apresentam num contexto em que as universidades são desafiadas a participar cada vez mais na mitigação do sefeitos das mudanças climáticas e da degradação marinha. Nas suas notas, o mesmo advertiu que muito mais do que investigar e discutir sobre os ecossistemas marinhos e os mecanismos para a sua conservação em ambientes académicos, as universidades devem assumir um posicioanmento mais interventivo, pautando pela transferência regular e efectiva dos resultados destas reflexões a outros públicos, com destaque para as comunidades que directamente contribuem para a degradação ou preservação desses ambientes, para os decisores políticos, e para os media locais, os responsáveis pela multiplicação da informação.
Ao encerrar o seu discurso, apelou para a maximização desta oportunidade visando a construção de redes de colaboração duradouras individuais e institucionais. Enquanto lider do órgão responsável pela gestão da investigação na UEM, o académico considera que a organização deste curso reforça o compromisso da UEM com a promoção da ciência, a cooperação regional e a valorização da comunicação científica enquadrada na reforma institucional que exige da UEM processos modernos e cada vez mais desafiadores de gestão da ciência.
É de referir que o curso em alusão resulta de uma proposta submetida pelo CS-OGET à WIOMSA, no âmbito da chamada lançada em Dezembro de 2024 para organização de cursos em Comunicação da Ciência, no quadro da iniciativa “Research Grants for Commissioned Studies”, integrada no projeto SCALABLE (2023–2026) — Sustainable Blue Future in the Western Indian Ocean: Institutional Strengthening through Science, Capacity, and Assimilation for a Sustainable Blue Future. O mesmo contou com a participação de 20 formandos orieundos de vários países da região do Oceano Índico Ocidental.
