Assinalou-se, a 19 de Setembro de 2025, o encerramento da 13ª Conferência Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), um evento que reafirmou o compromisso da instituição com a excelência académica e o avanço da ciência ao serviço do desenvolvimento nacional. Durante quatro dias, 16 a 19 de Setembro de 2025, incluindo os trabalhos da pré-conferência, a comunidade académica, parceiros de cooperação e visitantes, reuniram-se para partilhar conhecimentos, debater desafios e apresentar resultados de investigação nas áreas de Saúde e Bem-Estar; Produção Agrícola, Animal e Florestal; Território, População e Desenvolvimento Sustentável; Cultura, Sociedade, Educação e Informação; Recursos Naturais, Meio Ambiente e Alterações Climáticas; Governação, Economia e Desenvolvimento Humano; e Inteligência Artificial.
Com o registo de uma enorme adesão, o evento foi marcado por três momentos de destaque. A Professora Catedrática Emília Noormahomed honrou o auditório com a palestra intitulada “Aspectos-Chave do Desenvolvimento da Educação e da Investigação em Saúde desde 1975”, na qual ofereceu uma reflexão profunda sobre o papel da UEM na edificação do sistema de saúde no país com destaque para a investigação científica, os progressos alcançados e os desafios persistentes nesta área científica em Moçambique ao longo das últimas cinco décadas.
Na sua intervenção, o Director Científico da UEM, Prof. Doutor Emílio Tostão, na qualidade de representante do órgão central da UEM organizador do evento, enfatizou o papel fundamental da investigação colaborativa e da inovação interdisciplinar como motores de transformação social e académica. Destacou, igualmente, a importância de fortalecer redes de investigação e de aproximar o conhecimento científico das necessidades concretas da sociedade. Em virtude da qualidade dos resultados de investigação apresentados, sugeriu que os mesmos merecessem maior atenção por parte da UEM, nomeadamente a possibilidade de transformá-los em produtos de consumo de um público mais alargado através de publicação científica, bem como transferir para a aplicação prática nas comunidades.
O encerramento oficial coube ao Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, que expressou reconhecimento pelo trabalho e dedicação de todos os investigadores, palestrantes, estudantes e parceiros envolvidos na conferência. Na sua intervenção, o Reitor reafirmou o compromisso da universidade em continuar a promover uma comunidade científica vibrante, pautada pela qualidade, relevância e impacto da produção científica. Aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos na organização do evento, com destaque para as instituições financiadoras, comissões científica e organizadora, pessoal de apoio, e os participantes entre nacionais e estrangeiros.
A 13ª Conferência Científica da UEM encerra, assim, com um balanço positivo, evidenciado pelo elevado nível das comunicações apresentadas, pela diversidade dos temas abordados e pelo reforço das ligações entre a academia, os sectores público e privado, e a sociedade em geral. O evento volta a afirmar-se como um espaço privilegiado de reflexão e partilha para o fortalecimento da ciência em Moçambique.



